MEIO AMBIENTE E SAÚDE


O Relatório de Gestão dos Problemas da Poluição no Brasil aponta uma lista de aspectos da poluição que causam danos reais, em termos de saúde humana, qualidade de vida e perdas ecológicas (BANCO MUNDIAL, 2010).
 

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas a seguir:
 

I – As atividades que compõem o saneamento do meio são apenas o abastecimento de água e a coleta de águas residuárias.
II – As ações de saneamento do meio necessitam de enfoque diferenciado conforme o local de desenvolvimento do projeto.
III – O sistema de limpeza urbana deverá considerar, também, os resíduos sólidos gerados nos processos de tratamento de água e de esgoto.
IV – Compreendem as ações de saúde pública, a medicina preventiva e social e as atividades de saneamento do meio.

Considerando as assertivas acima avaliadas, é correto o que abaixo se afirma em...
 


Apenas as assertivas II e IV estão corretas.


Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.


Apenas as assertivas I e III estão corretas.


Apenas as assertivas II e III estão corretas.

Diversos parâmetros são utilizados para dimensionamento de estações de tratamento de águas residuárias, pois permitem determinar a melhor técnica e sistema operacionais. Estes parâmetros são divididos em físicos, químicos e biológicos.

Assinale abaixo a alternativa que representa um parâmetro químico...
 


Turbidez.


Temperatura.


Cor.


Fósforo total.


Coliformes totais.

No Brasil, a presença de programas de vigilância sobre o ambiente começou em 1999, com a criação da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental (CGVAM), responsável pela implementação do Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde (SINVAS). Em alguns Estados houve a criação de departamentos e programas de vigilância ambiental, regulamentado com a Instrução Normativa Nº 1/2005 do Ministério da Saúde, que definiu competências no âmbito federal, dos Estados e dos municípios.

Considerando a Instrução Normativa nº1/2005, avalie as afirmativas a seguir...

I – A vigilância em saúde ambiental compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância em saúde ambiental.
II - Na Vigilância em Saúde Ambiental, a prevenção é a preocupação central e por isso, dedica-se muito para o estudo das relações e processos dos poluentes e os riscos à saúde humana.
III – No âmbito da Vigilância em Saúde Ambiental, a FIOCRUZ é responsável pela implementação e coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.
IV – Os municípios devem propor normas relativas às ações de prevenção e controle de fatores do meio ambiente ou dele decorrentes, que tenham repercussão na saúde humana.

Após a avaliação das afirmativas acima,  escolha abaixo a afirmativa CORRETA...
 


c)    I e III estão corretas.


e)    I e IV estão corretas.


d)    I, II e IV estão corretas.


b)    I, II, III e IV estão corretas.


a)    I, III e IV estão corretas.

O ________ atua no desenvolvimento de modelos de vigilância em saúde ambiental relacionados à exposição humana à radioatividade natural elevada, em resposta às demandas crescentes vindas da população e de profissionais da área de saúde em regiões conhecidas como de alta concentração de minérios radioativos; bem como na preparação, prevenção e resposta do setor saúde em casos de emergências rádio nucleares.

Considerando as áreas de atuação da Vigilância em Saúde Ambiental, escolha abaixo a alternativa cujo termo preenche corretamente a lacuna do texto acima:...
 


c)    Vigidesastres


a)    Vigiar


b)    Vigipeq


e)    Vigifis


d)    Vigiagua

Leia o trecho da reportagem a seguir:

População de Barcarena é contaminada por chumbo após exposição a poluição de mineradoras

Moradores do bairro Dom Manoel, em Barcarena, no Pará, estão contaminados por chumbo, após anos expostos à poluição de empresas mineradoras. Segundo reportagem do Amazônia Real deste domingo, muitas pessoas estão doentes e nunca receberam indenização das empresas. Pesquisadores afirmam que esta é a primeira evidência de exposição ambiental a poluentes industriais na Amazônia. Em agosto deste ano, o Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão do Ministério da Saúde, divulgou o estudo “Níveis de Chumbo no Sangue Humano e a Primeira Evidência de Exposição Ambiental a Poluentes Industriais na Amazônia”, que confirmou os altos níveis de chumbo no sangue dos moradores de Barcarena.

Disponível em:
ttps://revistaforum.com.br/brasil/populacao-de-barcarena-e-contaminada-por-chumbo-apos-exposicao-a-poluicao-de-mineradoras/


Considerando os aspectos relacionados à exposição a poluentes, avalie as afirmativas a seguir:

I - A quantidade de poluente que entra no nosso organismo é chamada de dose e está relacionada com a intensidade e duração da exposição.
II - Os poluentes entram no nosso organismo seja pela inalação, ingestão ou absorção dérmica e, podem atingir órgãos e tecidos.
III - A quantidade de poluente absorvida e que está disponível para ser metabolizada, transportada, acumulada ou eliminada pelo organismo é chamada de dose absorvida.
IV - A quantidade de poluente que alcança um órgão, por exemplo, é chamada de dose biologicamente efetiva e pode causar efeitos adversos no organismo.

Considerando a avaliação das afirmativas acima, é correto o que se afirma em:
 


b)    I, II, III e IV estão corretas.


c)    I e III estão corretas.


e)    I e IV estão corretas.


a)    I, III e IV estão corretas.


d)    II, III e IV estão corretas.

Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

Relatório do IPCC sobre clima, população e fome no mundo (art. de José Eustáquio Diniz Alves)
 

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, publicou o relatório “Climate Change and Land”, no dia 08 de agosto de 2019, onde aborda a relação entre o uso da terra e seus efeitos sobre a mudança climática. O relatório, que não apresentou escassez de notícias ruins, foi resultado de dois anos de trabalho de 103 cientistas de 52 países, que participaram voluntariamente do estudo. Os solos têm se aquecido duas vezes mais rápido que o Planeta. A Terra como um todo aqueceu apenas 0,87 graus Celsius, enquanto a parte terrestre do Planeta aqueceu 1,5 grau Celsius e pode chegar a 3 graus Celsius rapidamente. Mais de 70% da terra sem gelo do planeta já é moldada pela atividade humana. À medida que as árvores são derrubadas e as fazendas tomam seu lugar, essa terra gerada por humanos emite cerca de um quarto da poluição global por gases do efeito estufa a cada ano, incluindo 13% de dióxido de carbono e 44% do metano. O relatório relacionou o crescimento da população mundial e o aumento do consumo per capita de alimentos (ração, fibra, madeira e energia) ao aumento sem precedentes do uso de terra e da água doce para a produção comida. O aumento da produção e consumo de alimentos contribuíram para o aumento das emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), perda de ecossistemas naturais e diminuição da biodiversidade. Ou seja, para alimentar um número crescente de humanos toda a base natural do Planeta tem sido danificada ou destruída [...].
 

Disponível em:
. Acesso em: 10 out. 2019.
 

Conforme relata a reportagem, não é de hoje que a preocupação com a garantia da oferta de alimentos ronda as mentes dos pesquisadores. Considerando o crescimento populacional e as teorias de oferta de alimentos, avalie as afirmativas a seguir:
 

I – Para Thomas Malthus a população cresce aritmeticamente, com recursos adequados, enquanto a produção de alimentos cresce geometricamente.
II – É possível relacionar a fome no mundo atual com a teoria de Thomas Malthus, visto que a produção atual de alimentos não supre a população mundial.
III – A Revolução Verde trouxe benefícios tecnológicos para o aumento da produção de alimentos, porém, às custas da degradação ambiental.
IV – A agricultura, mesmo diante de avanços tecnológicos, tem provocado contaminação do solo e dos recursos hídricos, sobretudo, devido aos agrotóxicos.
 

É correto o que se afirma em:
 


c)    II e III apenas.


a)    I e IV apenas.


b)    III e IV apenas.


d)    I, II e III apenas.


e)    I, II, III e IV.

A chuva ácida, nos centros urbanos, acelera a corrosão de muitos materiais utilizados na construção civil e também de materiais utilizados em monumentos históricos.


Considerando o contexto acima apresentando, analise as afirmativas a seguir e assinale as verdadeiraa com a letra 'V' e as falsas com a letra 'F'. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA...

(  ) Os monumentos históricos mais afetados pela chuva ácida são os de mármores e outras pedras calcárias, uma vez que a chuva ácida provoca a dissolução dos carbonatos de cálcio e magnésio.
(  ) Os compósitos cimentícios utilizados na construção civil são materiais cerâmicos que possuem elevada estabilidade química, dimensional e resistência mecânica, mas que apresentam elevada porosidade.
(  ) A degradação dos compósitos cimentícios ocorre pela ação de sulfatos que reagem com os constituintes do cimento, resultando em aumento de resistência, comprometendo assim a estrutura da construção.

A seguir, assinale abaixo a alternativa que representa a sequência correta de F e V...
 


e)    F – F – V.


d)    F – V – V.


c)    F – V – F.


b)    V – V – F.


a)    V – F – F.

Há cerca 12 mil anos, os seres humanos, deixaram de ser nômades e passaram ao comportamento "sedentário", e alguns fatores importantes contribuíram para essa brusca mudança comportamental1. O Homo sapiens sapiens aprendeu a dominar as técnicas de agricultura e irrigação. Ainda nessa época, historiadores afirmam que aconteceu a domesticação animal. A partir daí e com maior magnitude, o ambiente passou a ser alterado de forma contínua, interferindo nas interações sociedade/meio ambiente/agente/vetor (DIAS-LIMA, 2014).
 

DIAS-LIMA, Artur. Ecologia médica: uma visão holística no contexto das enfermidades humanas. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 38, n. 2, p. 165-172, June 2014. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 out.  2019.

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
 

I – Na tríade ecológica, a saúde é resultante das interações entre hospedeiro e ambiente, considerando aspectos sociais.
 

      PORQUE
 

II - O "desequilíbrio" desses "sistemas" leva ao surgimento e/ou aumento de casos de doenças, sobretudo da população mais vulnerável.
 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

 


c)    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


b)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


d)    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


a)    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


e)    As asserções I e II são proposições falsas.
 

Leia o trecho da reportagem a seguir:
 

A espécie invasora mais famosa do Brasil: o Aedes aegypti
 

A maioria dos cientistas já chegou à conclusão de que é praticamente impossível eliminar o Aedes aegypti da face da Terra. Nativo do Egito – daí o nome aegypti –, ele é a espécie invasora mais famosa do Brasil. O mosquito é transmissor de doenças perigosas: a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela. O Aedes é um seguidor do ser humano [...].
 

Considerando o contexto apresentado acima, assinale a alternativa correta sobre a entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul e sua proliferação no Brasil.
 


a)    Em 1970, o aumento da urbanização e, consequentemente dos potenciais criadouros, permitiram a entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul.


c)    A expansão urbana não está relacionada com a entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul, mas é a principal causa de sua proliferação.


b)    A entrada do mosquito Aedes aegypti na América do Sul ocorreu na década de 1990, como decorrência do aumento do número de viagens de avião.


e)    O desmatamento e a fragmentação de habitats, decorrentes da expansão urbana na década de 1990, são os responsáveis pela proliferação do mosquito Aedes aegypti.


d)    A Revolução Verde e o desmatamento são os responsáveis pela proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O antrax bovino ou carbúnculo foi descrito já na antiguidade, por Moises (aproximadamente 1490 a.C.). Ao final do século XVI cresceu a suspeita de que a doença era transmissível ao homem. Em 1613 morreram no sul da Europa 60.000 pessoas de carbúnculose (BEER, 1988 apud SANTOS et al., 2008, p. 2). Em 2001, também foi enviado através dos correios em alguns estados dos EUA, contaminando alegadamente 23 pessoas, das quais 5 foram a óbito (CARVALHO, 2006 apud SANTOS et al., 2008, p.2).

SANTOS, Luana Maria; ROCHA, Jessé Ribeiro; RODIGUES, Clayton F.M.; CANESIM, Renato; PINHEIRO, Juliana da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Osni Álamo. Carbúnculo hemático. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária – ISSN: 1679-7353. Ano VI – Número 10 – Janeiro de 2008 – Periódicos Semestral. Disponível em:

. Acesso em: 15 out. 2019.
 

Considerando o contexto apresentado, julgue os itens abaixo com V para verdadeiro e F para falso...
 

( ) O “antrax bovino” (carbúnculo hemático) foi a primeira bactéria descoberta e descrita como fruto das pesquisas de Pasteur, Kock e Klebs, entre 1865 e 1878.
( ) A descoberta do carbúnculo hemático marcou a evolução da ciência, em um período conhecido como Unicausalidade Biológica.
( ) No período da Unicausalidade Biológica, passou-se a conhecer e distinguir o mundo dos micróbios, como as bactérias.
 

A sequência correta é:
 


d)    V – F – F.


e)    F – V – F.


a)    V – V – V.


b)    F – F – V.


c)    V – F – V.

Páginas: 1234